Artista plástica Sandra Antunes expõe 16 telas no Iguatemi Rio Preto

Por meio das obras de Sandra, mostra traz conexão do balé e do desenho

O Espaço Cultural Iguatemi recebe uma nova exposição a partir desta semana. Com 16 obras inéditas da série “Sutilezas”, da artista plástica Sandra Antunes, a mostra “Na Ponta” traz a conexão da arte do balé com o desenho.

Com participação especial de Eduarda Antunes, filha da artista plástica, o evento é feito em parceria com o Núcleo de Economia Criativa da Acirp (NEC) e fica aberto ao público até o dia 1º de maio.

A mostra

Quando tinha 16 anos de idade, Sandra já desenhava profissionalmente. Agora, ela vê sua filha seguindo seus passos e desenvolvendo seus talentos artísticos. “Esse é um dos motivos pelo qual a mostra traz 16 obras inéditas”, diz a artista.

“Talvez por crescer me vendo pintar e desenhar, a Eduarda tenha sido influenciada, mas sempre deixei meus filhos muito livres para suas escolhas. Porém, percebi que existe algo de arte dentro deles. Meu primeiro filho, Evandro, também manifestou seu interesse pelo desenho, mas se encontrou com sua habilidade musical, já a Eduarda passou pela música e se encontrou nas artes plásticas, mais especificamente no desenho. Ela vem se desenvolvendo há dois anos, mais com retratos. Acreditando em seu potencial, eu como mãe e artista tenho a honra de apresentar seu talento”, conta Sandra.

Sandra conta que a ideia da exposição “Na Ponta” surgiu há algum tempo.

“Sabia que faria uma exposição com esse tema, mas não sabia quando seria o momento certo. Quando comecei a escrever o projeto, percebi que o que ligava nossas histórias era o número 16, então selecionei algumas obras da minha nova série ‘Sutilezas’ e selecionei os desenhos com o tema”, conta.

“Entendi que o importante era a participação da Eduarda. Nesse processo criativo, voltei ao tempo em que havia pintado uma bailarina sendo mãe de dois meninos. Então, percebi que a conexão era mais antiga, que o sonho do balé já fazia parte de mim antes mesmo da minha filha nascer”, complementa Sandra.

O balé

Segundo Sandra, as sapatilhas de ponta estão entre os sonhos de muitas meninas.

“No entanto, para chegar a usá-las, é preciso muito mais que treino e técnica, é preciso estar pronta fisicamente. Assim, surgiu a reflexão sobre a conexão da ponta da sapatilha e as pontas dos lápis que Eduarda usa constantemente para expressar sua arte de desenhar”, diz.

Aos sábados, às 16h, o Espaço Cultural do Shopping Iguatemi recebe oficinas de desenho, abertas ao público. No dia 27 de abril, a exposição terá uma roda de conversa com a bailarina Flávia Bueno.

(Colaborou Victória Oliveira)

Fonte

Envie seu email para receber novidades e lançamentos da Sandra Antunes